alguns cases TALKING_CITY

WORKSHOP MODELOS DISRUPTIVOS DE CAPTAÇÃO | LIGA SOLIDÁRIA

O desafio: Apoiar a ONG Liga Solidária a pensar criativamente novos formatos de captação.

A Solução: desenvolver um workshop de design thinking, reunindo time da Liga Solidária, voluntários, profissionais da área de captação cultural e de inovação.

Resultado: Foram levantados 15 benchmarkings e foram desenvolvidas 43 ideias para a Liga, sendo que 7 foram priorizadas e aprofundadas.

Período: 2017 | 1 mês 

Time: Carla Link, Leila Santiago e Laura Kuhl, Flávia Lemos, Leonard Castro e Camila Almeida (especialistas em Projetos Culturais da Future Makers e Trilha Cultural). Participantes da Liga:  Priscila Rodrigues (coordenação), Ana Paula Garcia (coordenação), Carina Leite, Carla Dias, Cris Felipe e Raquel Moraes.


transformando meu serviço | sebrae-RS e uNISINOS

O desafio: Apoiar e democratizar o acesso ao design de serviços para pequenas empresas da rede Sebrae-RS.

A Solução: o processo iniciou-se como um Sprint de Design de Serviços de 4 dias com o objetivo de desenvolver o protótipo inicial de um novo serviço de cada uma das empresas, considerando a passagem de processos de empatia e entrevistas, análise de cases, ideação e desenho de jornadas.

Resultado: Após o sprint, os facilitadores acompanharam as empresas por um período de 3 meses para mentoria e iteração do protótipo.

Período: 2015 | 1 mês + 3 meses de acompanhamento

Time: Desenvolvido em parceria com o Grupo de Inovação Social e Cultural do Programa de Pós-Graduação da Unisinos, com a coordenação e facilitação da Profa. Dr.a Karine Freire, Prof. Dr. Carlos Franzato, Prof. Dr. Gustavo Borba, Carla Link, Caio Miolo, e facilitação de alunos e ex-alunos do Mestrado.


workshop cocriação | colégio bandEIRANTES

O desafio:  O Colégio Bandeirantes estava prestes a lançar sua nova campanha de comunicação com uma linha de camisetas com frases que apoiavam o novo posicionamento da escola. Porém uma rápida pesquisa com os alunos, a direção e a Agência África Zero perceberam que as camisetas não eram 100% compreendidas por eles.

A solução:  Usar a abordagem do desgin thinking para entender a visão dos alunos sobre o colégio, avaliar as frases da campanha e cocriar novas camisetas. Foram desenvolvidos workhops com alunos do Eninos Fundamental II e Médio onde usamos uma matriz de polaridade chamada TShirt Matrix para identificar as reais percepções dos alunos – sem saber que eram para uma campanha).

Resultado: Foram cocriadas 64 novas camisetas, sendo 3 escolhidas para a campanha, e as demais foram adaptadas pelos próprios alunos a sua linguagem. O relatório também contou com uma análise inicial das referências e linguagens dos jovens e dois vídeos resumos com as percepções sobre a escola e a avaliação das camisetas.

Período: 2015 | 1 mês

Time: Carla Link, Lucia Xavier, Carmela Brunelli e Carina Barros (filmagem). Em parceria com a Agência África Zero, com a coordenação de Cíntia Cavalli.


PROJETO de mentoria de serviços |  2BUY

 

O desafio:  A 2Buy não é um escritório de arquitetura comum, desenvolve projetos que vão além da estrutura física – pensando em novas experiências voltadas para os usuários dos espaços projetados. O desafio dessa mentoria foi apoiar a 2Buy a ampliar o seu posicionamento e criar um novo portfolio de serviços que tornasse mais explícita sua entrega

A solução:  a Talking_City realizou uma mentoria para o processo de criação do novo posicionamento e serviço, feito em colaboração com as sócias, time 2Buy e clientes. O processo foi baseado na metodologia da ServiceDesignSprints.com

Resultado: Desenho do novo posicionamento, 40 ideias cocriadas e 3 novos serviços desenhados.

Período: 2016 | 2 meses

Time: Carla Link, Viviane Alexandre e Lívia Pereira.

 


WORKSHOP | COLETIVO OCUPE & ABRACE 

The challenge: In my Strategic Design Master's project, I studied how an independent citizen group is creating cultural and environmental solutions for the Pompeia neighborhood in São Paulo. The group has an active and propositive attitude, using the city's surroundings to experiment new solutions and forms of utilizing public space, with the help of other citizens, groups, government and organizations.

My role: I developed a design workshop with Ocupe & Abrace Collective to co-create ideas to amplify their work and engage more citizens to participate. To have a bigger impact they needed more people to know and help with the cause. The workshop helped the group to think "How can we engage more citizens to participate in the city's improvement, using our collective and square?" 50 ideas were co-created with the group and 2 were prototyped in the square and neighborhood. The study helped me understand how Brazilians (specifically São Paulo's citizens) relate to the city – and what encourages and discourages a more collaborative and active attitude in the urban space.

Duration: 1 year